Por Favor Antes Ajuda-nos
Clica +1 e Curta

Mario, CJ, Tomb Raider: conheça os dubladores dos personagens de videogame

As vozes por trás dos heróis dos videogames são tão famosas quanto os personagens em si. Quem nunca ouviu a frase “It’s me, Mario!” e não lembrou do encanador bigodudo? quem não reconhece a voz vociferante de Kratos indo em direção ao Olimpo? Pensando nisso, o TSJ traz a você uma seleção de alguns dos dubladores que marcaram a vida e infância de muitas pessoas:
Mario (Franquia Mario)
Charles Martinet dubla os personagens da Nintendo desde 1995 (Foto: Nintendo Life)Charles Martinet dubla os personagens da Nintendo desde 1995 (Foto: Nintendo Life)
Nosso artigo não poderia iniciar com ninguém menos que o famoso italiano da Nintendo: Mario Bros. O famoso personagem é dublado por Charles Martinet, um ator americano que desde 1995 dubla o encanador. Além de Mario, Charles também faz as vozes de Luigi, Wario, Waluigi, Toadsworth, Baby Mario e Baby Luigi. Um dos últimos trabalhos de Martinet que ficou pouco conhecido pelo público foi a dublagem do dragão Paarthurnaax, em The Elders Scroll V: Skyrim.
Paarthurnax: um trabalho de Martinet pouco conhecido pelo público (Foto: Divulgação)Paarthurnax: um trabalho de Martinet pouco conhecido pelo público (Foto: Divulgação)
Kratos (God of War)
Terrence TC Carson: o dublador de Kratos também já participou do filme Premonição (Foto: Reprodução/Meodia)Terrence "TC" Carson: o dublador de Kratos também já participou do filme Premonição (Foto: Reprodução/Meodia)
A poderosa voz do deus da Guerra é reconhecida em qualquer lugar em que é ouvida. No último jogo da franquia, God of War: Ascension, a voz de Kratos recebeu uma versão brasileira, feita por Ricardo Juarez, mesmo dublador de Johnny Bravo, Melman (Madagascar) e Edu (Du, Dudu e Edu). Nos EUA, por sua vez, o guerreiro foi interpretado por Terrence “TC” Carson, que além de ator é dançarino e cantor. Talvez você o reconheça por sua participação no filme Premonição 2 ao interpretar o personagem Eugene Dix.
A dublagem de outros jogos também está no currículo do ator, como é o caso das vozes de Big Tony, do jogo Saint Rows IV; Calchas, de Tron Evolution e Othello, de Unreal Tournament 3, além de vozes adicionais em Bioshock Infinite.
Lara Croft (Tomb Raider)
Camilla Luddington: dubladora de Lara Croft e atriz da série True Blood (Foto: Divulgação)Camilla Luddington: dubladora de Lara Croft e atriz da série True Blood (Foto: Divulgação)
Segundo a Crystal Dynamics, desenvolvedora responsável pela criação do último título de Tomb Raider, a busca pelo quadro de atores do jogo foi intensa e abrangeu não somente o território americano, mas europeu também. Após a procura, a atriz inglesa Camilla Luddington deu um charme adicional a heroína com seu sotaque britânico. Acostumada a interpretar papéis em seriados, Camilla teve a oportunidade de estrear a voz de Lara nos videogames, onde a aceitação do público demonstrou o sucesso da britânica. Dentre os trabalhos de Camilla, temos: Drª Jo Wilson, de Grey’s Anatomy; Claudette, de True Blood; e Lizzie, da série Californication.
CJ (GTA San Andreas)
Young Maylay: dublador de CJ também é rapper e responsável pelo tema do jogo (Foto: Reprodução/Gamer Euro)Young Maylay: dublador de CJ também é rapper e responsável pelo tema do jogo (Foto: Reprodução/Gamer Euro)
Além da voz do protagonista em Grand Theft Auto: San Andreas, o ator e rapper Young Maylay foi responsável pela gravação da trilha sonora do jogo da Rockstar Games. A gravadora Lench Mob Records, pertencente ao rapper, foi responsável pela criação da música tema do jogo, além de outras faixas musicais. Embora seu trabalho musical não seja muito reconhecido pelo público, as músicas mais famosas de Maylay são: “Salute’n G’s”, “Like Da West Coastaz” e “Too West Coast”, onde nesta última ele canta juntamente com o rapper Ice Cube.
Irish (Battlefield 4)
André Ramiro: ator de Tropa de Elite dubla personagem de Battlefield 4 (Foto: Reprodução/ Paulo Vasconcellos)André Ramiro: ator de Tropa de Elite dubla personagem de Battlefield 4 (Foto: Reprodução/ Paulo Vasconcellos)
A dublagem e trilha sonora de Battlefield 4 foram pontos muito bem observados pela crítica. A linguagem pesada, mas com um leve tom cômico conseguia prender a atenção do jogador aos mais longos diálogos. Dentre os personagens destacados no jogo da EA, há o Sgt. Kimble “Irish” Graves, dublado pelo ator André Ramiro, muito conhecido por seu trabalho em Tropa de Elite 1 e 2, interpretando o Capitão André Matias. Assim como Young Maylay, Ramiro também é rapper e criador de músicas como: “Alma de Criança”, com participação de Gabriel, o pensador.
Irish: rosto do personagem foi baseado nas feições do ator Michael Kenneth (Foto: Paulo Vasconcellos)Irish: rosto do personagem foi baseado nas feições do ator Michael Kenneth (Foto: Paulo Vasconcellos)

Na versão americana, Michael Kenneth Williams é quem dá voz ao sargento, o qual teve sua fisionomia baseada nas feições do ator. Em sua filmografia, há participações no filme A Estrada, onde interpreta um ladrão, e em Robocop, de José Padilha, onde interpretará o Oficial Jack Lewis.
Superman (Injustice: Gods Among Us)
Guilherme Briggs: ator possui uma enorme gama de personagens dublados (Foto: Reprodução)Guilherme Briggs: ator possui uma enorme gama de personagens dublados (Foto: Reprodução)

Guilherme Briggs é um dublador muito conhecido pelo público brasileiro por seus trabalhos como Optimus Prime (Transformers), Freakazoid, Buzz Lightyear (Toy Story), Cosmo (Padrinhos Mágicos), Samurai Jack, dentre muitos outros. Além de dublar, Briggs é Tradutor, Ator, Desenhista, Diretor de Dublagem e possui um blog em que posta vídeos e memes: o Teatro de Bonecos. Na semana de lançamento de Injustice: Gods Among Us, o ator, juntamente com outros dubladores do jogo deram uma entrevista ao TechTudo acerca dos trabalhos de dublagem. Na versão americana, a voz do kriptoniano foi criada pelo ator George Newbern, também responsável pela voz do herói na animação “Liga da Justiça”. O ator também teve atuações em seriados, como: Castle, CSI: NY e The Mentalist.
GLaDOS (Portal)
Ellen McLain dubla GLaDOS em Portal 1 e 2 (Foto: Reprodução/Puropop)Ellen McLain dubla GLaDOS em Portal 1 e 2 (Foto: Reprodução/Puropop)
A Inteligência Artificial GLaDOS, que transforma a vida da protagonista Chell em uma bagunça se tornou um dos pontos marcantes da franquia Portal, da Valve. Ellen McLain, que também é cantora de ópera, teve seu trabalho reconhecido ao receber o prêmio de Melhor Voz Feminina no VGA 2011. Mclain é casada com John Patrick Lowrie, também dublador, onde realizaram trabalhos juntos em Half-Life 2, jogo no qual Mclain interpretou a antagonista Combine Overwatch, enquanto seu marido dublou um cidadão que assistia ao protagonista do jogo. Outro trabalho em que o casal contracenou pôde ser visto em Team Fortress 2, em que Ellen dubla a locutora das partidas e Patrick faz a voz do Sniper. Não obstante, o trabalho musical de Ellen foi bem aproveitado pela Valve, pois as músicas “Still Alive” (Portal) e “Want You Gone” (Portal 2), foram cantadas pela soprano.
Elizabeth (Bioshock Infinite)
Courtnee Draper: dubladora de Elizabeth canta música em Easter Egg (Foto: Reprodução/Eirtakon)Courtnee Draper: dubladora de Elizabeth canta música em Easter Egg (Foto: Reprodução/Eirtakon)
Um Easter Egg encontrado neste jogo da 2K é responsável pelo destaque da dubladora Courtnee Draper no papel da companheira de Booker DeWitt. Ao localizar um violão em uma favela, Elizabeth, na voz de Courtnee, começa a cantar a música “Will the circle be unbroken”, que marcou o jogo. No final, durante os créditos é apresentado um vídeo em que os dubladores de Elizabeth e Booker cantam juntamente esta música.
Além de Elizabeth, um dos trabalhos mais famosos da atriz é sua aparição em CSI: NY, no papel de Mandy Creighton, durante alguns episódios do seriado.


Doom completa 20 anos; relembre o clássico jogo de tiro em primeira pessoa

Doom completou em dezembro de 2013 seus 20 anos de história. O game de tiro em primeira pessoa nasceu em 1993 e mudou a forma como jogamos algo do gênero. Ainda que não seja original – Wolfenstein veio antes dele – Doom ficou famoso graças aos gráficos de destaque, utilizando não apenas o poder dos computadores da época, mas também dos videogames com mídia em CD, que estavam começando a se popularizar.
Doom completa 20 anos em 2013 (Foto: Divulgação)Doom completa 20 anos em 2013 (Foto: Divulgação)
Origem
Doom tem suas origens no ano de 1992, quando começou a ser produzido por John Carmack, que havia acabado de criar um motor gráfico inovador para jogos em 3D. Segundo ele, as principais influências do jogo eram filmes de ficção científica e horror da época e do final dos anos 80, como A Morte do Demônio e Aliens. Na história temos um portal do inferno que leva nosso herói em uma aventura repleta de criaturas diabólicas que precisam ser derrotadas – coisa leve e nem um pouco violento, para não dizermos o contrário.
Doom, o original de 1993 (Foto: Divulgação)Doom, o original de 1993 (Foto: Divulgação)
A ideia era criar um jogo que se parecia com Wolfenstein 3D, mas que inovasse não apenas nos gráficos, mas também na jogabilidade e principalmente na temática. Assim, Doom veio ao mundo um ano depois do início de sua produção, com alta expectativa em torno de seu lançamento, já que a produtora id Software, onde Carmack trabalhava com sua equipe, fez uma bela de uma propaganda nos meses que se seguiram.
Melhores jogos
O primeiro Doom, no PC, é até hoje lembrado pelos fãs como um clássico imortal, mas há ainda a edição extra Ultimate Doom, que adiciona um novo cenário e mais inimigos. Doom 2 também é reverenciado com muito carinho, já que continuou o que já era um sucesso e melhorou o produto original, apesar de ser bem similar em muitos pontos com o primeiro. Já Doom 3 pode ter um estilo totalmente diferente e não agradar os fãs das antigas, mas também é considerado um ótimo título da série.
Ultimate Doom aidiconou muitas novidades ao jogo (Foto: Divulgação)Ultimate Doom aidiconou muitas novidades ao jogo (Foto: Divulgação)
Vale lembrar que Doom teve ainda alguns “spin-offs”, jogos derivados, caso de Doom 64. Este pode não ser considerado como um bom jogo e nem trazer boas lembranças aos fãs da série, mas foi bem inovador para sua época, pois foi o primeiro da saga a apresentar gráficos mais elaborado. Hoje a saga está presente em praticamente todos os aparelhos, incluindo iPhone, Super Nintendo e Xbox 360, graças a relançamentos das edições clássicas e outras inéditas.
Filme
Em 2005 os fãs puderam conferir um filme de Doom nos cinemas. O longa-metragem contava com atores reais e elenco estelar, incluindo o astro The Rock, Karl Urban e Rosamud Pike. A história era levemente inspirada no primeiro jogo, mantendo elementos de ficção científica e também a presença de monstros assustadores, mas inserindo tudo isso dentro de um contexto mais “pé no chão”, realista a ponto ser crível para um filme do gênero, que usava e abusava de efeitos especiais. Novamente a influência de Aliens foi vista em Doom, mas desta vez nos cinemas.
Doom gerou até mesmo um filme, em 2005, estrelado por The Rock (Foto: Divulgação)Doom gerou até mesmo um filme, em 2005, estrelado por The Rock (Foto: Divulgação)
O longa-metragem pode não ter agradado aos fãs da saga, por uma série de motivos, a começar pelas invenções e mudanças na história, mas pode-se dizer que ele inovou em uma coisa: ao tentar ser fiel para com o produto original, sequências de câmera em primeira pessoa foram gravadas. Assim, o espectador poderia se sentir jogando Doom enquanto assistia ao filme. A produção custou US$ 60 milhões para ser feita, mas arrecadou apenas US$ 56 milhões no mundo todo, por isso foi considerada um fracasso comercial.
Autores
Os produtores da id Software são os autores de Doom, mas um trio em particular merece destaque. O primeiro deles é John Carmack, que já citamos mais acima, e foi o responsável pela concepção original e criação do motor gráfico que trouxe o game ao mundo. Hoje, Carmack já não está mais na id e trabalha na empresa do acessório Oculus Rift.
John Carmack é a principal mente por trás de Doom (Foto: Reprodução/Edge Online)John Carmack é a principal mente por trás de Doom (Foto: Reprodução/Edge Online)
Tom Hall é outro do time de criação de Doom, apesar de não ter feito um trabalho muito expressivo na série. É de Hall o trabalho de design de alguns cenários, mas ele deixou o estúdio após o lançamento do game, por conta de discussões internas sobre a quantidade de violência. Por fim, John Romero completa o trio. Famoso por sua cabeleireira, Romero criou o design de muitos monstros do título, o que pode torná-lo responsável pelo pesadelo de muitas crianças da época.
Os segredos e curiosidades
Doom teve seu primeiro lançamento para MS-DOS em disquetes, aquele tipo de mídia que pessoas mais jovens sequer ouviram falar nos dias de hoje. Na época, a id Software distribuiu o jogo com uma espécie de “promoção limitada”, no formato shareware, possibilitando que as primeiras nove fases fossem copiadas para qualquer outro disquete de forma gratuita. Isso popularizou, e muito, seu lançamento.
O primeiro Doom saiu em disquete (Foto: Reprodução/Old Tech)O primeiro Doom saiu em disquete (Foto: Reprodução/Old Tech)
Parece que a tática inicial de distribuição deu certo. O sucesso de Doom era tão grande em sua época que até mesmo Bill Gates, então CEO da Microsoft, utilizou o jogo para promover o Windows 95. Gates participou de uma criativa montagem que o inseria dentro do game, para demonstrar que o sistema operacional era amigável para esse tipo de entretenimento.
Hoje, Doom é conhecido como um divisor de águas, tanto que após o seu lançamento os jogos de tiro em primeira pessoa ainda não tinham este gênero bem definido e eram chamados apenas de “clone de Doom”. Além disso, foi ele que também popularizou o multiplayer de jogador contra jogador neste estilo, com as famosas “lan parties”, onde ligávamos duas máquinas entre si, via cabo ou Internet, para partidas competitivas.
Até mesmo Bill Gates, em baixa resolução, se rendeu ao sucesso do jogo (Foto: Reprodução/Microsoft)Até mesmo Bill Gates, em baixa resolução, se rendeu ao sucesso do jogo (Foto: Reprodução/Microsoft)
Atualmente, Doom espera seu quarto jogo da série, que está em desenvolvimento há algum tempo e ainda não tem mais novidades concretas. O que sabíamos era que ele estava programado para Xbox 360, PS3 e PC, mas é possível que seja lançado também ma nova geração de consoles, quando enfim chegar ao mercado.
Via: TechTudo

Ryse: Son of Rome: confira dicas para mandar bem no modo multiplayer

Ryse: Son of Rome possui uma campanha bastante emocionante, porém, extremamente curta. Os jogadores podem prosseguir com a execução dos bárbaros no modo multiplayer do game, que permite partidas cooperativas em um sistema de ondas. Confira abaixo algumas dicas para evoluir com o seu gladiador de forma rápida no modo online:
Ryse: Son of Rome traz finalizações cinematográficas. (Foto: Divulgação) (Foto: Ryse: Son of Rome traz finalizações cinematográficas. (Foto: Divulgação))Ryse: Son of Rome traz finalizações cinematográficas. (Foto: Divulgação)
Utilize os pacotes de vantagem para melhorar o seu equipamento
O jogador ganha recompensas de ouro conforme avança no modo multiplayer.  A moeda pode ser utilizada nas lojas de Pacotes de vantagens. Os pacotes são comercializados em três formatos, de acordo com o nível do jogador e sua quantia disponível. Os interessados podem encontrar pacotes de cobre, prata e ouro, com itens comuns, raros e consumíveis. Sempre que possível passe na loja para adquirir novas peças.
Escolha o deus de acordo com o seu nível de habilidade
Selecione o suporte divino de acordo com suas habilidades. Se for um iniciante opte por Apollo, pois o deus oferece recuperação de vida após as execuções. Se prefere causar estragos nos inimigos selecione Marte pelo bônus de dano. Júpiter ou Diana podem ser escolhidos pelos jogadores mais habilidosos, pois seus poderes não influenciam muito no combates, porém trazem ótimas recompensas. 
Modo multiplayer traz arenas em co-op. (Foto: Divulgação) (Foto: Modo multiplayer traz arenas em co-op. (Foto: Divulgação))Modo multiplayer traz arenas em co-op. (Foto: Divulgação)
Utilize o foco na hora certa (RB)
Utilize o foco sempre que estiver cercado de inimigos, causando o impacto no maior número possível de adversários. Lembre-se que a recarga do recurso é demorada e que inimigos que não foram atingidos continuarão com um comportamento normal durante o período de efeito, deixando o seu gladiador exposto.
Antecipe os movimentos dos adversários
Após algumas partidas os jogadores conseguem perceber que os inimigos contam com golpes repetidos de acordo com a classe. Contra rebeldes com duas espadas defenda três vezes seguidas. Em duelos contra os adversários mais fortes esquive para longe antes de receber o golpe, evitando a possibilidade de qualquer tipo de dano.
Os jogadores participam de combates em um Coliseu recheado de armadilhas. (Foto: Divulgação)Os jogadores participam de combates em um Coliseu recheado de armadilhas. (Foto: Divulgação)
Personalize o seu gladiador
O título traz uma variedade considerável de possibilidades para a personalização dos gladiadores. Os usuários podem optar por diferentes opções de elmos, armaduras, luvas, escudos, grevas, sandálias e espadas. Também é possível adquirir itens consumíveis. Os interessados podem ainda comprar trajes através da Xbox Live. As opções disponíveis são: Gladiador, Dâmocles, Pretoriano, General Cômodo e Centurião Romano.
Escolha o seu Elixir
Pode até parecer que o Elixir não interfere no resultado final, porém de acordo com o seu desempenho na partida ele pode salvar seu gladiador várias vezes. Utilize o consumível sempre que possível para recuperar cápsulas de vida e de foco de maneira mais dinâmica.
 Utilize as flechas como aliadas
Embora as flechas possam causar um dano irreversível no seu gladiador, elas também podem auxiliar nas batalhas. Tente repelir todos os itens lançados contra o seu personagem pressionando o botão A no momento exato. O seu gladiador irá bloquear a flecha e com alguma sorte ela encontrará um alvo inimigo.
Cumpra as tarefas primeiro
Tente cumprir as tarefas primeiro para arrecadar ainda mais XP. Com as missões  disponibilizadas siga imediatamente para o local indicado no cenário e execute a ação. Lembre-se que variar o estilo de jogo melhora de forma considerável o seu resultado final.
Via: TechTudo

3D Android Animal Crossing App Ação Candy Crush Capcom Castlevania Celular Contra Counter Strike Dead or Alive Dicas DreadOut DungeonLand Eletronic Arts Estrategia Expansão Fast e Furious Fifa FPS Futebol God of War Grand Chase Guerra Hawken iOS iOSe Jogos Konami LEGO Linux Mac MechWarrior Metal Gear Microsoft MMORPG NDS Nintendo Notícias online PC PES Planetside PS3 PS4 PSP Remember Resident Evil Review RPG Silent Hill smartphone Sobre Sony Tablet Terror The Sims Tiro Tutoriais Ubisoft Valve Wii U Wolfenstein Xbox 360 Xbox One Zone of the Enders