Far Cry Classic é o retorno de um dos principais FPS para PC. Em uma versão HD para Xbox 360 e PlayStation 3, o shooter da Ubisoft mostra para os jogadores mais novos, como uma das suas mais famosas franquias surgiu, e o quanto o game era revolucionário. Confira:
Far Cry Classic (Foto: Divulgação)
A história e o enredo
Far Cry 3 impressionou o mundo dos games ao apresentar uma combinação praticamente perfeita entre um enredo bem encaixado, jogabilidade variada e gráficos encantadores. Entretanto, o que muitos não sabem é que a franquia da Ubisoft já havia chocado - talvez não com a mesma proporção - com o seu primeiro título.
Na época, enquanto grande parte dos FPS insistiam em trazer cenários fechados - muitas vezes limitados - uma jogabilidade praticamente idêntica e um visual comum, Far Cry ousou e deu certo. O game colocava o jogador no papel de Jack Carver, um vendedor de barcos, e ex-soldado americano, que precisa investigar o que acontece de misterioso por trás da paradisíaca ilha.
Ao invés de corredores e sala, os jogadores precisavam cruzar praias, florestas, mar aberto e outras localidades bem atípicas dos games do gênero. Dessa forma, não demorou muito para que Far Cry marcasse seu nome na história. E diante de tantos motivos, a Ubisoft busca reviver o clássico com a tecnologia da atual geração, trazendo uma releitura em alta definição para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360.
Far Cry Classic (Foto: Divulgação)
Jogabilidade e visual que rendem discussões
A jogabilidade de Far Cry Classic divide opiniões. Se por um lado ela agrada, pois nos remete ao clássico do PC, sem qualquer modificação e muito bem adaptado aos joysticks, do outro ela decepciona ao se mostrar arcaica diante de tantos jogos - e até mesmo o seu mais recente título Far Cry 3 Blood Dragon. Resta saber o tipo de jogador que irá usufruir do jogo.
Já os gráficos mostram porque o game marcou uma geração quando foi lançado. O paraíso tropical onde a aventura é ambientada, continua encantando e fazendo com que o jogador perca a atenção em diversos momentos, apenas para admirar o mundo ao seu redor. A reformulação também destaca ainda mais elementos do cenário que chegavam a confundir no game original, como partes mais escuras ou carregadas de detalhes.
Entretanto, personagens e objetos que compõe os cenários não ficaram tão reformulados assim. Ainda é possível notar muitos polígonos, principalmente contra as criaturas, e os efeitos de luz e sombra deixam a desejar. Dessa forma, Far Cry Classic é o típico game que agrada muito mais quem já jogou uma vez, do que aqueles que estão diante do título pela primeira vez.
Far Cry Classic (Foto: Divulgação)
Conclusão
Far Cry Classic chega para mostrar aos gamers mais novatos que a franquia já era popular antes mesmo do terceiro título da franquia. Com gráficos reformulados, os jogadores poderão conferir em uma ambientação mais rica onde tudo começou, ainda na era de ouro dos FPS para PCs. Entretanto, os mais exigentes e perfeccionistas podem reclamar que os gráficos não ficaram tão bons e que a jogabilidade é dura e limitada.
Nota: 7.0